Cade abre investigação contra BRF e JBS após comentários sobre aumento de preços de aves e suínos

0 465

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nta quinta-feira (30) uma investigação contra a BRF e JBS por conta de comentários feitos pelos CEOs das duas empresas durante evento do Credit Suisse realizado na véspera.

O processo, assinado pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, trata da suspeita de que as duas companhias estariam formando um cartel no mercado de aves e suínos no país.

Durante o evento, Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, e Lourival Luz, da BRF, responderam a uma pergunta sobre o preço do milho no mercado brasileiro. Segundo eles, os valores subiram muito e estão pesando sobre os custos, o que deve levar a um repasse para os preços dos produtos, em especial aves e suínos.

Tomazoni explicou durante o painel que a alta da commodity, que é usada na alimentação dos animais, se deu por diversos motivos, incluindo a forte demanda de exportação e o seu uso doméstico para produção de etanol.

Em nota enviada à Bloomberg, a JBS afirmou que não foi notificada da abertura de nenhum processo investigativo no Cade até o momento. Além disso, a empresa disse que rechaça qualquer alegação de prática de cartel.

Já a BRF afirmou que atua de forma ética e íntegra em todos os negócios, tendo segurança em afirmar que age de acordo com as regras concorrenciais.

Fonte Infomoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.