Metade dos brasileiros não faz compras sem ler avaliações dos produtos

0 156

Com a Black Friday batendo à porta e o Natal a pouco mais de um mês, começa a preparação para as compras de final de ano. Mas antes de sair à busca das promoções típicas da época, os brasileiros recorrem à internet para saber o que outros consumidores estão falando sobre os produtos que buscam.

Pesquisa realizada pela Capterra, plataforma de busca e comparação de softwares, revela a importância dos reviews para os consumidores no país: 56% dos consumidores brasileiros apenas compram um produto depois de ler um review online.

O estudo mostra ainda que o nível de confiança nas avaliações é altíssimo: 80% dos entrevistados dizem ter um nível de confiança alto ou muito alto no que leem.

“Os dados ilustram o distanciamento grande que ainda existe entre as expectativas dos clientes e a posição das empresas a respeito das avaliações online no Brasil, já que a maioria dos sites de e-commerce ainda investe pouco (ou nada) em políticas mais consistentes de gestão de reviews”, comenta o analista do Capterra Lucca Rossi.

A escassez de reviews acaba refletida no local onde os consumidores buscam avaliações: o site Reclame Aqui é o mais consultado (57%), enquanto as páginas dos fabricantes são as preferidas para apenas 11% dos ouvidos.

Reputação online

Todo cuidado é pouco em uma época em que comentários na rede podem viralizar e, dependendo do conteúdo, acabar com a reputação de uma empresa. Segundo Rossi, os negócios devem estar mais atentos à questão:

“Enquanto os dados mostram que a maioria dos consumidores espera uma resposta da empresa depois de fazer uma avaliação, uma minoria afirma recebê-la com frequência. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não se podem dar ao luxo de não escutar o que seus consumidores têm a dizer.”

Fonte e-commerce Brasil
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.