Supermercados: otimistas hoje, pessimistas com cenário futuro

0 524

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS), feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), mostrou que, em setembro, o aumento do otimismo dos empresários do setor em relação ao cenário atual, mas a disparada do pessimismo em relação ao futuro. Em agosto, 30% dos empresários se diziam otimistas quanto à percepção atual do setor, enquanto 23% estavam pessimistas.

Ao mesmo tempo, 47% se disseram neutros. Na medição de setembro, o porcentual de empresários otimistas com o cenário atual subiu para 36%, os pessimistas caíram para 21% e os neutros passaram para 43%. Já em relação ao futuro, o otimismo de 40% dos empresários se manteve estável entre agosto e setembro, mas o pessimismo saltou de 9% para 24%.

O porcentual de empresários que se manteve neutro caiu de 51% para 36%. Dentre as sete variáveis apuradas, a PCS mediu redução do grau de satisfação com o governo estadual tanto na percepção atual quanto na expectativa futura. Os empresários otimistas com a situação atual caíram de 43% para 30%, enquanto os otimistas com o futuro passaram de 79% para 50%.

No grau de satisfação com o governo federal, o porcentual de empresários otimistas passou de 57% para 60% na percepção atual. Na expectativa futura, porém, o índice caiu de 71% para 70%. A PCS/Apas coleta dados dos empresários supermercadistas que representam 85% do faturamento do setor no Estado de São Paulo.

Fonte Diário do Comércio
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.