Business Intelligence transforma operação em supermercados

0 624

A tecnologia está mudando a operação dos supermercados com o incremento de ferramentas inteligentes. Prova disso, é a aposta das redes no Business Intelligence (BI) como estratégia para rentabilizar o negócio.

A partir desse conjunto de práticas, os gestores podem conhecer melhor o dia a dia das operações e descobrir oportunidades para alavancar o desempenho das lojas. Para entender mais sobre o tema e como ele pode ser aplicado ao contexto dos supermercados, o Blog APAS Show reuniu os principais benefícios do Business Intelligence para o setor de supermercados.

Análise de dados

Identificar facilmente os produtos mais vendidos da loja e analisar outros dados de compra é essencial para descobrir oportunidades. Com softwares adequados de BI, o gestor consegue saber quais são os itens com mais procura de cada loja, sem riscos de erros no cruzamento de dados. Desta forma, a operação é feita de forma analítica, o que proporciona mais segurança para a tomada de decisões.

Decisão de compra

O Business Intelligence trouxe para o gestor o fim do achismo na operação. Antes da adoção destas práticas, a gestão das lojas e as decisões de compra eram bastante focadas na experiência e no “feeling” dos gerentes. Hoje, com todo o processo de compra ancorado em bases de dados, o sistema consegue monitorar o estoque e a necessidade de comprar antecipadamente para reposição.

Estoque e Rupturas

Uma das principais vantagens do BI para a gestão dos supermercados é evitar rupturas nas gôndolas. Com esta ferramenta, a administração do estoque se torna mais assertiva em relação à saída de produtos e a reposição deles nas prateleiras. Além disso, os softwares de BI mapeiam as informações da loja e oferecem dados sobre a quantidade de um produto em estoque, sua data de validade e a necessidade de reposição de cada produto no ponto de venda.

Fornecedores

Outro benefício das tecnologias relacionadas a BI é a percepção sobre os melhores fornecedores para cada operação. É possível identificar aqueles que menos atrasam a entrega, assim como os que fornecem os melhores produtos. Tudo funciona baseado em um histórico de entregas de cada um dos fornecedores.

Prevenção de perdas

Que tal usar práticas para diminuir as perdas da loja? Para isso, o BI se antecipa às datas de validade dos produtos da loja e possibilita planejar uma queima de estoque dos itens próximos do vencimento. O Business Intelligence também consegue documentar o tempo que alimentos, bebidas e produtos perecíveis em geral têm de vida útil, o que depende de fatores como ingredientes, processo de produção, higiene, armazenamento e embalagem. O sistema BI monitora a vida útil desde o recebimento da mercadoria, o que possibilita barrar uma entrega e evitar o recebimento de produtos com um tempo de vida curto.

Assertividade de Marketing

Os dados coletados pela ferramenta BI sobre os consumidores são transformados em ações de marketing. A partir dessas informações é possível ativar produtos que vendem mais, assim como os que têm menor saída. Além disso, ajuda a criar campanhas ou descontinuar promoções, por exemplo.

Fonte Blog Apas Show
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.