Consumidor 60+ sente falta de alimentos específicos para idade

0 300

Ler o preço do produto, pegar a embalagem nas gôndolas, carregar a cesta ou empurrar um carrinho até o caixa e depois levar para casa é a rotina normal de um cliente no supermercado. Se imaginarmos um consumidor com mais de 60 anos fazendo as mesmas atividades, estas tarefas podem ser mais trabalhosas do que parecem.

Recentemente, a Rede Globo apresentou no Rio de Janeiro uma série de pesquisas sobre longevidade que mostram consumidores idosos cada vez mais ativos, saudáveis, exigentes, conectados e fundamentais para a família brasileira. Segundo Flavia Toledo, Gerente de Comportamento do setor de Inteligência de Mercado da Rede Globo, o consumidor da melhor idade ganha cada vez mais espaço na economia do país.

Os dados apresentados pela executiva mostram que 16% da renda nacional em 2020 virá dos idosos. Contudo, apesar dessa contribuição, um grupo de 37% desses consumidores acredita que existem poucos produtos para a sua idade. O que, de fato, pode representar uma oportunidade.

Atendimento para a “Mais Idade”

Ainda de acordo com a pesquisa, o preparo das lojas para lidar com a longevidade do consumidor não é adequado para 72% deles. Segundo Flavia, mais de 50% dos idosos entram em lojas e não conseguem achar o que querem comprar. “A ‘Mais Idade’ é o futuro de todos nós. Por isso, vivemos um novo momento em que é preciso nos preparar para ele”, diz a Gerente de Inteligência de Mercado da Globo, ao blog APAS Show.

Um dos caminhos mais seguros para o setor de supermercados alinhar a estratégia com a demanda deste público é conversar com ele. “Existem diversas questões importantes para esta faixa etária, como o atendimento, por exemplo. As pesquisas que reunimos mostram que, quanto mais velho o consumidor, mais importante o atendimento é, seja qual for o ponto de venda”, observou ela.

As pesquisas analisadas pela gerente foram: Kantar Ibope Media; Hype 60+; SPC BRASIL (2018); OLDIVERSITY (2018); SeniorLab; Secretaria da Previdência Social; Tetra Pak; Instituto Locomotiva; World population Prospects (ONU); IBGE / PNAD / Projeção Populacional 2050.

Fonte Blog Apas Show
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.