Varejo deve ter bom desempenho no segundo semestre

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O Iflux, indicador desenvolvido pelo Ibope Inteligência e que mede o fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil, cresceu 5,9% em julho em comparação com o mesmo período de 2018. O índice acelerou o ritmo de crescimento ante o resultado de junho, com alta de 3,7%, embora grande parte do aumento deva-se à base de comparação mais baixa no mesmo período do ano passado, quando houve queda de 3,3% em julho de 2018, refletindo o menor fluxo de pessoas na época dos jogos da Copa do Mundo.

Observando o Iflux de julho, a expectativa é que o comércio varejista inicie o segundo semestre com resultados positivos. No primeiro semestre, o volume de vendas do varejo foi afetado negativamente pelo aumento nos preços de alguns itens de primeira necessidade, como alimentos, o que limitou o espaço do consumo, além da baixa confiança dos consumidores e dos baixos ganhos salariais.

Para o segundo semestre, a expectativa é que esse quadro seja parcialmente revertido, com inflação controlada e retomada da confiança dos consumidores, diante dos avanços concretos da reforma da Previdência, além da continuidade de crescimento do mercado de crédito e das vagas de trabalho.

Nesse sentido, o índice de confiança do consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas subiu 4,3% em julho, na variação anual, com aumento tanto do índice de expectativas (+5,9% YoY), quanto do índice de situação atual (+1,1% YoY).

Assim, de acordo com a evolução do Iflux e da confiança dos consumidores, a projeção preliminar da Tendências para as vendas do varejo (PMC) é de alta de 2,2% em relação a julho do ano anterior, após queda de 0,3% em junho.

Exercícios realizados pela Tendências mostram que o Iflux guarda boa correlação estatística com o indicador de consumo das famílias no PIB e, mais especificamente, com o desempenho do comércio varejista medido pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (PMC), sendo, portanto, um indicador relevante para monitorar a atividade econômica do país.

Além disso, o Iflux antecede os resultados da PMC, já que a pesquisa do IBGE é divulgada com defasagem de dois meses.

Fonte Mercado & Consumo
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