Banco Central corta Selic em 50 pontos-base, para 6,00%

0 158

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu na quarta-feira (31) cortar a Selic em 50 pontos-base, para 6,00%, levando a taxa básica de juros para sua mínima histórica. Apesar do corte ser esperado, parte dos analistas esperava por uma redução menor, de 25 pontos. O Banco Central manteve os juros no País por dez reuniões seguidas, em um ciclo que teve início em março de 2018.

A inflação abaixo da meta, a fraqueza da atividade econômica e a aprovação da reforma da Previdência em 1º turno na Câmara dos Deputados abriram espaço para este corte. Ainda sem força, a avaliação de que a Selic pode encerrar o ano em nível ainda mais baixo já é discutida no mercado.

No comunicado, o BC ressaltou que o “cenário externo mostra-se benigno, em decorrência das mudanças de política monetária nas principais economias”. Apesar disso, a autoridade monetária diz que os riscos em relação a uma desaceleração da economia global permanecem.

Sobre o cenário doméstico, o Copom reconheceu que as “reformas e ajustes necessários” na economia brasileira tem avançado. Por outro lado, o BC “enfatiza que a continuidade desse processo é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.