Bauducco vai abrir mais 25 unidades franqueadas em 2019

0 812

A Casa Bauducco abrirá mais 25 franquias neste ano. Quatro serão no formato tuk tuk, testado há seis meses

A indústria alimentícia Bauducco, que inaugurou sua primeira fábrica no ano de 1962 em Guarulhos (São Paulo), expandiu para o varejo franqueado há sete anos. Com 60 lojas e quiosques, a marca agora pretende expandir com o modelo de franquia tuk tuk, triciclo motorizado de grandes proporções voltado ao incremento de renda dos já franqueados, com investimento inicial enxuto.

Para 2019, o plano é abrir mais 25 unidades franqueadas. Dessas, quatro deverão ser tuk tuks. O formato passou por um teste de seis meses em um colégio. Agora, outros três triciclos motorizados estão em produção para serem colocados em aeroportos e eventos corporativos ainda neste ano.

Casa Bauducco

A primeira Casa Bauducco foi criada em 2012, como um modelo de negócios complementar à indústria. A cafeteria serve como geradora de experiências ao cliente, enquanto as compras dos produtos tradicionais ficam nos supermercados. Cerca de 70% do faturamento anual vem de itens de cafeteria, como café gelado e fatias de panetone. Os outros 30% vêm dos produtos colocados nas prateleiras das unidades. Cerca de 85% dos itens comercializados na Casa Bauducco vêm de fábrica em Guarulhos.

Após lojas e quiosques em ruas e shopping centers, a Casa Bauducco começou a estudar sua expansão em aeroportos, hospitais e prédios comerciais. A estratégia levou a outro plano: pensar em modelos mais enxutos de franquias, oferecidos aos empreendedores que já são franqueados pela Casa Bauducco. “A loja é um centro de negócios e temos de pensar em outras formas de ampliar a receita de nosso franqueado”, afirma Renata Rouchou, diretora de expansão e franquias da Casa Bauducco.

Expansão e triciclos motorizados

No começo deste ano, a Casa Bauducco começou a testar uma franquia de tuk tuk, espécie de triciclo motorizado de grandes proporções, no colégio de alto padrão Dante Alighieri, na cidade de São Paulo. A unidade comercializou 70% do mix de produtos das lojas da Casa Bauducco e apresentou 60% do faturamento médio mensal tradicional, estimado em 100 a 150 mil reais e com lucratividade média de 12 a 15%.

“A taxa de lucratividade no tuk tuk pode até ser maior, devido ao menor custo de operação”, analisa Rouchou. O prazo de retorno de um triciclo motorizado é de 24 meses, contra 24 a 36 meses da loja. Os tuk tuks pedem até dois funcionários por turno, contra os sete presentes em uma loja.

Os resultados levaram à produção de mais três tuk tuks, a serem implementados entre agosto e setembro — o objetivo é aproveitar as vendas sazonais de final de ano. Um dos triciclos motorizados irá para eventos corporativos, enquanto os outros dois serão instalados em aeroportos.

Em 2018, a Casa Bauducco cresceu 62% e faturou 60 milhões de reais. A marca pretende alcançar 85 unidades até o fim deste ano, com um faturamento de 85 milhões de reais em 2019, e chegar a 300 lojas distribuídas pelo país até 2024. Cerca de 100 franqueados deverão cuidar desses negócios, seguindo a estratégia dos empreendedores terem mais de um negócio. Um ou mais deles podem ser triciclos motorizados.

Fonte Exame.com
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.