Depois dos hambúrgueres sem carne, startups buscam desenvolver peixe à base de vegetais

0 244

Já são várias as empresas que vendem hambúrgueres sem carne. O próximo passo para muitas delas agora é produzir “peixe” com produtos vegetais ou com o cultivo de células em laboratório.

Uma das pioneiras nesse aspecto é a Impossible Foods. Após conseguir um contrato com o Burger King para vender seus alimentos na rede de fast food, a startup voltou o seu foco para o desenvolvimento de alternativas à base de vegetais para peixes.

Por enquanto, conta o The New York Times, a Impossible Foods tem trabalhado na bioquímica do sabor de peixe, que pode ser reproduzido usando hemo, uma proteína que já é empregada nos hambúrgueres da startup. No mês passado, a equipe de desenvolvimento da empresa conseguiu criar um caldo com sabor de anchova feito de plantas. “O alimento está sendo usado para cozinhar paella”, diz Pat Brown, CEO da startup.

O projeto é parte da ambição da Impossible Foods de desenvolver substitutos a todos os alimentos de origem animal até 2035.

Resta saber se os consumidores – até mesmo aqueles que adotaram os hambúrgueres vegetais – irão aceitar as alternativas ao peixe. O sucesso dos substitutos à carne vermelha se deve, pelo menos em parte, aos consumidores que querem reduzir o consumo de carne sem se converter totalmente ao vegetarianismo. Segundo analistas, muitos deles são motivados a buscar alternativas à carne vermelha não pela sustentabilidade, mas pela percepção de que são opções mais saudáveis.

“Muitas pessoas dizem que comer carne aumenta o risco de desenvolver câncer”, diz Tom Rees, analista do setor de alimentos da Euromonitor International. “Isso não acontece com a carne de peixe”.

Os defensores de alternativas veganas ao peixe defendem que o projeto é necessário para o meio ambiente. Enquanto bilhões de pessoas em todo o mundo dependem de frutos do mar como sua principal fonte de proteína, a disponibilidade de peixes marinhos caiu 90%, principalmente por causa da sobrepesca, segundo o Fórum Econômico Mundial.

“A indústria da pesca está destruindo ecossistemas aquáticos de tal forma que faz a destruição da Amazônia parecer insignificante”, diz Bruce Friedrich, do Good Food Institute, instituição que defende alternativas a carnes.

A Impossible Foods não é a única nesse ramo. A Good Catch, outra empresa especializada em alimentos à base vegetal, lançou recentemente uma linha de “atum” vegetal. O produto é feito com seis ingredientes vegetais, como farinha de grão de bico e proteína de lentilha. Vendido em lojas da rede Whole Foods, nos Estados Unidos, o “atum livre de peixe” não se restringe ao público vegano e vegerariano, dizem os fundadores da empresa.

A Beyond Meat, maior concorrente da Impossible Foods, no entanto, não deve entrar no mercado de peixe tão cedo. “Entendemos a urgência de abordar a sustentabilidade de nossos oceanos”, afirmou Ethan Brown, CEO da empresa, ao New York Times, “mas a Beyond Meat continua focada na inovação em três proteínas: bovina, de frango e suína”.

As opções à base de vegetais não são as únicas alternativas ao peixe. A startup Wild Type, com base em São Francisco, está usando a tecnologia de agricultura celular para cultivar salmão em laboratório. “Há algumas limitações quando você tenta reconstruir a mesma textura com ingredientes vegetais”, diz Aryé Elfenbein, cofundador da empresa. “Já as células sabem o que fazer, elas se transformam em fibra muscular, tecido gorduroso, e criam o tecido que conhecemos como carne”.

A empresa, contudo, enfrenta dificuldades financeiras e científicas. Aryé Elfenbein não diz o tempo necessário para que o projeto se torne comercialmente viável. No momento, a empresa produz apenas pequenas quantidades: leva cerca de três semanas e meia para produzir meio quilo de salmão.

Enquanto isso, Brown, da Impossible Foods, reconhece que no momento, a demanda pela carne de peixe vegana é baixa. Mas ele lembra que até experimentarem os hambúrgueres vegetais, os consumidores também não estavam ansiosos pelo produto.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.