Como o Rappi pode bagunçar o mercado de conveniência no País

0 703

O setor de conveniência é considerado a “bola da vez” do varejo – o mercado financeiro especula, há anos, quem será o líder a dominar a área. Tanto minimercados de bairro – como Pão de Açúcar Minuto e Carrefour Express – quanto lojas de conveniência de distribuidoras de combustível Ipiranga e BR – tentaram ocupar o espaço, mas sem atingir o status de símbolo do setor, como a 7-Eleven nos Estados Unidos. Segundo o Itaú BBA, isso abriu espaço para que startups concluam o trabalho que não foi feito por empresas tradicionais. Nesse cenário, o Rappi chega com apetite para atender a essa necessidade do consumidor pelo meio digital.

“Há diferentes canais competindo nessa indústria (de conveniência) no Brasil, mas não há um líder claro até agora”, diz o estudo do Itaú BBA. “É importante destacar o risco para a disrupção digital no segmento.” Essa oportunidade já foi percebida pelo Rappi, startup colombiana com o status de unicórnio – avaliação acima de US$ 1 bilhão – e que está apostando suas fichas no crescimento no mercado brasileiro.

“O Brasil vai ser fundamental na nossa estratégia e será o nosso maior mercado dentro de dois meses”, diz Sebastian Mejia, cofundador e presidente do Rappi. “Praticamente dobramos de tamanho por aqui a cada três meses, e vamos fazer uma expansão muito forte.” Mas a empresa não está sozinha nessa seara – nesta terça-feira, o iFood anunciou serviço semelhante.

Antes do Rappi, uma das apostas do mercado foi o crescimento das lojas de conveniência – especialmente a AM/PM, da Ipiranga, uma vez que a distribuidora de combustíveis tem uma estrutura bem organizada de varejo, pois também é dona da rede de farmácias Extrafarma. No caso da BR Distribuidora, líder em distribuição de combustíveis, a reestruturação do braço de conveniência começou mais recentemente, com a busca de novos parceiros para a exploração comercial dos postos. A BR, no entanto, passa por um processo de mudanças, com a venda de uma fatia importante do negócio pela Petrobrás.

Para o Itaú BBA, essas lojas não conseguiram atingir um domínio mais estruturado do consumo de conveniência por dois motivos. O problema envolve o fato de parte das lojas de postos serem operadas por parceiros independentes e o reduzido tamanho das unidades, que restringe a oferta de produtos. Além disso, há o posicionamento de preço, alto em relação a outros formatos de varejo.

Procurada, a rede Ipiranga disse ver a atuação de empresas como o Rappi como uma oportunidade de levar os produtos da AM/PM chegarem ao consumidor “aonde quer que ele esteja”. Para a BR Distribuidora, as plataformas digitais terão “papel complementar” ao varejo de conveniência no Brasil.

O movimento dos supermercados de bairro, mais recente, tem vantagens nos quesitos oferta de produtos, consistência de serviço e preço, de acordo com o banco. “Como essas lojas têm formatos maiores, de cerca de 300 metros quadrados, a expansão da cobertura desse segmento pode ser um desafio (do ponto de vista de rentabilidade)”, diz o relatório.

Ainda é cedo para bater o martelo

Apesar do risco de disrupção digital, há quem acredite que ainda é cedo para bater o martelo sobre a preferência do consumidor quanto o assunto é conveniência. “O momento é de aprendizado e experimentação”, diz Paula Cardoso, presidente Carrefour e-business no Brasil. A rede francesa, que mantém uma parceria de entregas com o Rappi, mantém um ainda restrito serviço próprio de venda online de alimentos e também aposta no crescimento da coleta das compras online em pontos de venda físicos. “Ainda é cedo para dizer se o mercado vai escolher isto ou aquilo”, diz a executiva.

Já o Pão de Açúcar aposta em concorrer diretamente com o Rappi – uma estratégia que, segundo o Itaú BBA, pode qualificar a rede para disputar a liderança do setor de conveniência com o aplicativo. Comprado pelo GPA em 2018, o app de entrega James planeja uma expansão para dez cidades no segundo semestre – hoje, atua em Curitiba, São Paulo e Santos.

Um dos autores do estudo do Itaú BBA sobre conveniência, o analista Thiago Macruz acredita que, nas grandes cidades, o apetite do consumidor será por receber o produto na porta de casa. Isso favorece o Rappi, mas também impõe um desafio à startup. Isso porque o modelo de entrega de compra de supermercados é caro e não se sustenta comercialmente. Para ele, a empresa precisará achar outras fontes de receita para que seu modelo de conveniência completa seja rentável no longo prazo.

Fonte Terra
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.