Chat, o “iMessage do Google”, começa a funcionar esse mês

0 347

Usuários de Android finalmente podem parar de sentir inveja do iMessage. O Chat, um serviço do Google anunciado em 2018 que traz basicamente as mesmas funcionalidades do app de mensagens do iOS, começa a funcionar oficialmente no Reuno Unido e na França ainda neste mês.

O serviço foi desenvolvido com o objetivo de substituir as mensagens de SMS nos telefones com o sistema operacional Android. Será mais uma aposta da Google de lançar sua própria plataforma de mensagens. Sua última tentativa, a Allo, foi pausada assim que a companhia anunciou o Chat.

O Chat segue os padrões dos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, onde é possível enviar arquivos de imagem, texto, áudio e vídeo, além de emitir recibos de leitura e visualização. O serviço se configura como um RSC (Serviços de Comunicação Rica, sigla em inglês), que é considerado a evolução do SMS: com o mesmo alcance e mais interativo, traz ainda diversas features para aumentar o engajamento dos usuários.

Por enquanto, os planos da Google não envolvem tornar o Chat o aplicativo padrão de mensagens do Android. Ao abrir o Mensagens em seu celular, aparecerá uma janela oferecendo um upgrade para o RCS Chat. Já a Apple integra o serviço de SMS e mensagens em um só aplicativo automaticamente.

Se você enviar um RCS para quem não possui o Chat (ou usa operadora sem suporte ao padrão), as mensagens serão convertidas para SMS e recebidas normalmente pelo destinatário. Funcionamento idêntico ao iMessage, presente em todos os celulares e gadgets da Apple.

A Google já tinha planos de substituição do SMS por um serviço de RCS desde 2007, mas por conta da baixa adesão das operadoras de telefonia móvel, o plano não foi pra frente. Por se tratar de um serviço integrado de rede móvel e uso de dados, ainda é necessária uma linha de telefonia móvel e, diferentemente do iMessage, ele não permitirá o envio de mensagens para vários aparelhos diferentes vinculados a uma mesma conta.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.