Chocolates estão em média 5,7% mais caros nesta Páscoa, aponta CNC

0 295

Os chocolates estão em média 5,7% mais caros nesta Páscoa, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“Além do preço dos chocolates, as oscilações nos preços das passagens aéreas, que aumentaram em média 10,8%, e passagens rodoviárias interestaduais, que subiram 17,7%, impedem um avanço mais significativo no consumo de bens e serviços relacionados ao feriado da Semana Santa”, informou a CNC, acrescentando que o dólar mais alto também elevou o custo de importação de produtos outros típicos da data como azeite de oliva, pescados e do próprio chocolate.

De acordo com a pesquisa, nos 12 meses encerrados em março, a cesta composta por bens e serviços tipicamente mais demandados pela data acumulou variação média de preços de 4,6%, taxa menor do que aquela observada às vésperas da Páscoa passada, que foi de 5,9%, mas acima da inflação oficial do país.

Apesar da alta nos preços, a CNC projeta uma alta de 1,5% nas vendas do varejo voltadas para a Páscoa, na comparação com o ano passado. Se confirmada a previsão, este será o terceiro ano seguido de crescimento real das vendas, ainda que com um ritmo inferior ao do ano passado (2%).

A expectativa é que os estabelecimentos do varejo alimentício faturem cerca de R$ 2,4 bilhões com as vendas voltadas para a Semana Santa.

A pesquisa da CNC indica também que cerca de 10,7 mil novos postos de trabalho temporário deverão ser gerados por hiper e supermercados, que responderão por aproximadamente 65% do total de vagas a serem oferecidas. O salário médio de admissão é estimado em torno de R$ 1.267.

Fonte Isto É Dinheiro
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.