Dove, Gilette e outras 23 grandes marcas criam plataforma de lixo zero para revolucionar o consumo

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Para diminuir a produção de plástico e reduzir a quantidade de lixo que fabricamos, marcas gigantes como Dove, Oral-B e Gillette se uniram para criar o Loop, uma plataforma que visa o lixo zero.

A ideia é simples. Imagine que você compre pela internet sorvetes da Häagen-Dazs, cremes de cabelo da Pantene e molhos Hellmann’s. Quando terminar de consumir, em vez de jogar embalagens de plástico no lixo, você guarda potes de aço inoxidável em um recipiente que será recolhido em sua casa pela equipe do Loop.

Em seguida, as embalagens vazias são limpadas, esterilizadas e recarregadas com mais sorvetes, cremes de cabelo e molhos para outros consumidores.

O Loop surgiu de uma iniciativa da empresa de reciclagem TerraCycle, que trabalhou durante um ano com marcas como a Procter & Gamble, Nestlé, PepsiCo e Unilever para desenvolver a plataforma. Estima-se que cada embalagem possa ser usada mais de 100 vezes.

Os primeiros pilotos serão lançados no fim de março, e estarão disponíveis para as regiões de Paris e Nova York. Segundo Tom Szaky, diretor executivo e co-fundador da TerraCycle, em entrevista à Fast Company, a ideia é testar como o sistema funciona, a durabilidade dos recipientes e, principalmente, se os consumidores vão aceitar a mudança. “Todos os dias, mais e mais plástico é colocado no oceano, não importa o quanto limpemos, nunca vamos resolver o problema”, afirma Szaky. “Para nós, a causa raiz do desperdício não é o plástico por si só, e sim estar usando as coisas apenas uma vez. É isso que o Loop tenta mudar.”

A princípio, os produtos das marcas estarão disponíveis no site do projeto. Ao fazer o pedido você paga, além do valor do item, um depósito reembolsável pela embalagem. Os objetos comprados serão entregues em um recipiente resistente e reutilizável, projetado por engenheiros da UPS (United Parcel Service).

Para devolver as embalagens vazias, você solicita no site um motorista que vai retirá-las em sua casa. Quando os pacotes são devolvidos, você recebe o reembolso do valor do depósito. O custo dos produtos será semelhante ao que os clientes pagam atualmente.

A proposta é de que este serviço seja o mais simples possível. Segundo Szaky, “o objetivo não é fazer o consumidor mudar o processo de compra, e sim criar sistemas que resolvam os problemas de desperdício nele.”

As marcas vendidas na plataforma já são conhecidas e bem sucedidas, e isso pode ser fundamental para o Loop obter sucesso. “Não precisamos provar que os consumidores compram nossos produtos nas lojas, eles já fazem isso.”

O sistema de entrega dos recipientes envolve uma pegada de carbono que também polui o planeta. No entanto, segundo cálculo da TerraCycle, analisando o impacto total no meio ambiente, este processo ainda é 50 a 75% melhor que o atual.

Por enquanto, os parceiros do projeto são:

– Häagen-Dazs
– Pantene
– Purclean
– Crest
– Clorox
– Oral-B
– Cascade
– Gillette
– Venus
– Febreze
– Dove
– Axe
– Degree
– The Body Shop
– Ren
– Love Beauty and Planet
– Seventh Generation
– Nature’s Path Organic
– Ranch
– Hellmann’s
– Greenhouse
– Burlap & Barrel
– Preserve
– Teva Deli
– 1000 fell

Não existe previsão para o serviço chegar ao Brasil.

Fonte InfoMoney
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