Batendo o ponto: exerça a autorresponsabilidade para mudanças na sua carreira

0 665

Por Ylana Miller, especialista em Recursos Humanos e sócia-diretora da Yluminarh – Desenvolvimento Profissional

Atribuir pra si a responsabilidade do que acontece na sua vida não é tão simples como parece. Cada vez mais falamos que temos que ter um propósito de carreira, um objetivo maior que traga uma realização plena.

Entretanto, ainda estamos muito acostumados a adotar uma postura de terceirizar a culpa ou a responsabilidade pelo erro, quando o tão esperado resultado não acontece. Em geral, é muito mais fácil buscar culpados do que assumir as falhas que podem ter ocorrido e que precisam ser analisadas para não se repetirem. Transferir a culpa é muito cômodo, mas não gera aprendizado.

Início de ano é um período em que podem vir à tona pensamentos e sonhos que pretendemos colocar em prática. Podem ser novos estudos, projetos, uma transição de carreira… Então, que tal assumir as rédeas da sua carreira fazendo também uma avaliação dos últimos resultados? Quais são as oportunidades que podem ser aprimoradas? O que você pode fazer diferente para ter os resultados esperados?

É muito comum conversar com profissionais de diversas áreas de atuação sobre as suas escolhas e ouvir que a sua trajetória de carreira não deu certo porque a empresa em que trabalhava não oferecia um plano estruturado de aprendizado e crescimento ou porque o seu líder direto era um profissional inseguro, que boicotava o desenvolvimento da equipe ou até mesmo que ocorreram promessas de promoções sem cumprimento.

A questão que precisa ser realmente respondida é o que profissional fez diante dessas situações. Paralisou e ficou aguardando a mudança? Por que atribuir a agentes externos as transformações que devemos promover em nossas vidas?

Quando somos autorresponsáveis assumimos o controle sobre os eventos da nossa vida e as desejadas mudanças. Então, o primeiro passo para mudar é entender que as suas ações definem o que acontece na sua vida. Esse controle pertence a você. E isso traz consigo responsabilidades. Afinal, se você é o responsável pelas situações, você pode mudar os resultados que está conseguindo através da sua atitude e de suas ações.

Só não vale a auto-sabotagem: saber o que precisa ser feito e procrastinar. Aí você se torna o seu maior inimigo. Não há mais espaço para repetir comportamentos que não vão contribuir para a transformação. Acredite em você, na sua causa e siga em frente com sucesso.

Fonte Estadão
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.