Francesa Total compra negócio de distribuição de combustíveis do Grupo Zema

0 631

O grupo de energia Total concordou em comprar o negócio de distribuição do Grupo Zema no Brasil e pretende expandir sua atuação no maior mercado de combustíveis da América do Sul, informou a empresa francesa nesta quinta-feira.

A Zema Petróleo opera uma rede de 280 postos de serviços e instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol, localizados principalmente nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.Com o negócio, cujo valor não foi revelado em comunicado, a Total planeja dobrar o número de estações de marca dentro de cinco anos, particularmente no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, país que também é o segundo maior mercado de biocombustíveis do mundo, destacou a empresa. “Esta aquisição está alinhada com a nossa estratégia de expansão em grandes mercados em crescimento e nos mercados de biocombustíveis, no âmbito do nosso ‘Climate roadmap'”, comentou Momar Nguer, presidente de Marketing & Serviços e membro do Comitê Executivo da Total.

O movimento da Total se segue ao de outras empresas multinacionais no setor de combustíveis.

A holandesa Vitol adquiriu 50 por cento da empresa de distribuição de combustíveis Rodoil, em outubro, enquanto a suíça Glencore levou 78 por cento da Ale Combustíveis, também neste ano.Recentemente, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, disse que a BR Distribuidora, da Petrobras, poderia ser privatizada.A Total já opera no país no setor de petróleo, sendo sócia com 20 por cento de participação na área de Libra, a maior reserva petrolífera do país, em parceria com a Petrobras.

A francesa também tem uma aliança estratégica com a estatal brasileira que incluiu a transferência de 35 por cento dos direitos no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos –a área está em produção desde o final de 2016. Além disso, a Petrobras fechou negócio para transferir 22,5 por cento de seus direitos na área de Iara, também no pré-sal.”Ao entrar no mercado de varejo hoje, a Total também está confirmando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro. Impulsionados pela nossa dedicação aos nossos clientes, pretendemos trazer nossos produtos de alta qualidade, excelência operacional e ofertas e serviços inovadores para os clientes brasileiros”, disse Nguer.

A empresa disse que a troca de nome nos postos começará em 2019, ressaltando que a aquisição está sujeita a aprovação das autoridades reguladoras.

Fonte DCI
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.