Usuários de Android podem perder mensagens antigas do WhatsApp; saiba evitar

0 512

O WhatsApp anunciou que todos os usuários de Android vão ter suas mensagens mais antigas – com mais de um ano – apagadas hoje segunda-feira (12) se não fizerem uma cópia de segurança. Os usuários da Apple, que oferece sistema iOS, não serão afetados devido a um acordo que a empresa já possui com o WhatsApp para que os clientes possam armazenar seus dados na nuvem iCloud.

A necessidade de backup acontece devido a um acordo feito entre o WhatsApp e o Google para permitir que todas as conversas, fotos e vídeos enviados pelo app possam ser armazenados no Google Drive sem consumir espaço da conta do usuário.

No entanto, o efeito colateral dessa medida é justamente a perda das mensagens, vídeos e fotos. Vale dizer que em muitos celulares as mensagens são salvas automaticamente.

Na página oficial do WhatsApp na internet, a empresa explica que “para evitar a perda destes dados, recomendamos que se faça uma cópia de segurança dos seus dados no WhatsApp antes do dia 12 de novembro de 2018”.

De acordo com a empresa, “o usuário pode fazer o backup de suas mensagens e arquivos de mídia usando Google Drive. Dessa maneira, você pode fazer cópia também dos seus arquivos de mídia (fotos e vídeos, por exemplo) e poderá restaurar o histórico mesmo ao trocar de aparelho”.

A empresa recomenda também que o usuário conecte o seu telefone a uma rede wi-fi antes de fazer o backup no Google Drive, já que arquivos de backup podem consumir muitos dados, com a chance de gerar custos adicionais.

Veja como fazer o backup:
  • Abra o WhatsApp. Toque no Botão Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas. Depois toque em fazer backup para o Google Drive para definir uma frequência (que não pode ser Nunca).
  • Selecione uma conta do Google que você quiser usar para fazer o backup. Se você não tiver uma já cadastrada no seu aparelho, terá de tocar em adicionar conta e usar suas informações de registro. Preste atenção em qual conta do Google está usando para fazer esse backup.
  • Em seguida, clique em fazer backup em para escolher quais tipos de rede usará para o backup. Lembre-se de que ao fazer o backup com rede de dados, sua operadora poderá fazer cobranças a mais, dependendo do seu tipo de plano.
  • Você também pode fazer o backup das suas conversas usando Google Drive a qualquer momento:
  • Abra o WhatsApp. Toque no Botão Menu > Configurações > Conversas > Backup de conversas.
  • Depois, toque em fazer backup para dar início ao processo usando o Google Drive. O processo pode levar alguns minutos.
Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.