Facebook lança “botão de contexto” no Brasil

0 807

O Facebook lançou nesta terça-feira, em sua plataforma, o “botão de contexto”. Ele permitirá que usuários do Brasil, México, Argentina e Colômbia chequem informações sobre artigos publicados na rede social.
A ideia da ferramenta é “proporcionar mais contexto às pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar”, disse a empresa em nota oficial.

Apertando o botão, os usuários podem checar informações sobre notícia compartilhada, como a descrição do veículo na Wikipedia, outras matérias relacionadas sobre o mesmo tema e informações de dados de compartilhamento daquele texto específico.

O Facebook se envolveu em muitas polêmicas recentemente relacionadas a segurança de informações. A rede social foi utilizada inclusive para influenciar resultados em eleições americanas: após a empresa Cambridge Analytica acessar indevidamente os dados de 87 milhões de usuários, essas informações foram utilizadas na campanha de Donald Trump em 2016. Basicamente, foram criados mecanismos para rastrear o posicionamento político das pessoas e conseguir mudá-lo.

A rede social tem investido fortemente em ferramentas para aumentar a segurança dos usuários e diminuir a propagação de fake news. O “botão de contexto” estava em teste nos Estados Unidos desde o ano passado e agora foi expandido para a América Latina.

Também serão disponibilizadas as informações: “compartilhado por amigos” e “mais sobre este link”. Segundo Taylor Hughes, engenheiro de software, Jeff Smith, designer de produto, e Alex Leavitt, pesquisador de experiência de usuário, em nota oficial, também foram iniciados testes nos EUA para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando são fornecidas mais informações sobre seu autor dele.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.