Via Varejo caminha para ter meio de pagamento móvel

0 705

Os tradicionais carnês de papel das Casas Bahia podem se tornar o símbolo de uma importante mudança que a Via Varejo, dona da rede de eletrodomésticos, pretende causar nas relações entre o setor financeiro e o varejo.

Enquanto no passado a maioria dos varejistas vinha firmando contratos cedendo a grandes bancos suas carteiras de crédito, a Casas Bahia manteve a posse de seus carnês. Com isso, vai transformar o histórico desses clientes em um ativo que será usado para dar os primeiros passos em direção a um negócio de meio de pagamentos móvel, que tende a substituir os pagamentos feitos nas conhecidas “maquininhas” de cartões.

A empresa acredita ter potencial para replicar no Brasil a transformação provocada pelas chinesas Alipay e WeChat Pay nas tendências da indústria global de meios de pagamento.

Carnê digital. Com a parceria recém anunciada com a Airfox, empresa sediada em Boston e incubada em Harvard, a Via Varejo espera crescimento na base de clientes que consomem com carnê, por meio de um “carnê digital”, que vai rodar num aplicativo de celular.

A notícia pode não agradar aos grandes bancos, que ainda disputam espaço no varejo com suas maquininhas. A Casas Bahia tem um acordo para financiamento de parte das carteiras de crédito com o Bradesco, mas o carnê não faz parte. Já na rede Pontofrio, que também pertence ao grupo, a exclusividade é de uma financeira em parceria com o Itaú Unibanco.

Primeiro o cliente. O diretor financeiro da Via Varejo, Felipe Negrão, não acredita em eventuais “rusgas” com seus bancos parceiros, já que a companhia está “respeitando todos os acordos” com as instituições, mas defende que “o cliente vem em primeiro lugar”.

Fonte Estadão
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.