5 maneiras de obter mais produtividade em seu negócio através de startups

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Por Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, Potencializadora de Negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Considerando eventos como a Copa do Mundo e as indefinições político-econômicas em meio às novas eleições, acontecendo em um cenário que, se para poucos, já apresenta alguma estabilidade, para a grande maioria ainda custa a se firmar, não há dúvidas do momento desafiador que esse ano está sendo para os negócios.

Direita ou esquerda, vermelho ou azul, o fato é que independente do que será definido nas eleições que se aproximam, teremos novos períodos de ajustes e reformas, frente à necessidade do governo de ainda equilibrar as contas. Um desafio para novos governadores e presidentes, que terão que administrar em meio a decisões de caráter necessário, mas extremamente impopulares.

Isso fará com que o tema PRODUTIVIDADE esteja cada vez mais presente nas ações estratégicas das empresas. Se os custos já estão (ou deveriam estar) enxutos, devido à longa crise que se arrastou e ainda custa a terminar; fazer mais com menos, ou aumentar a produtividade de colaboradores, processos e operações que compõem o ecossistema de negócios da empresa será fundamental para a perenidade do negócio.

Em meio às inovações e revoluções que as startups trouxeram ao mercado nos últimos anos, um dos grandes ganhos está exatamente no aumento de produtividade proporcionado pelas novas tecnologias e soluções oferecidas. Veja abaixo algumas ideias e startups que penso que poderão ajudar sua empresa a alcançar novos patamares de produtividade.

1. Marketing: Invista somente em mídias que lhe tragam retorno.

Uma pesquisa realizada pela Ouvi (ouvi.com.br), com mais de 100 empresas/campanhas realizadas por seus clientes, mostrou que cerca de 50% dos investimentos em mídias não trazem qualquer retorno aos seus clientes. A empresa oferece um sistema de tracking usando cupons digitais que permite que a marca consiga analisar qual mídia lhe traz maior resultado, poupando recursos e focando investimentos onde é possível obter melhor resultado.

2. Expansão ou Distribuição: Saiba onde sua marca é mais buscada

A Munddi (munddi.com) oferece um sistema de mapas que demonstram aos seus consumidores seus pontos de venda mais próximos, que, de maneira sincronizada com estoques, mostra somente as lojas que de fato possuam o produto que está sendo buscado. Em contrapartida, oferece para a empresa um mapa de áreas quentes em todo o território nacional, mostrando onde sua marca vem sendo buscada. Excelente para novos pontos de venda, ou novas parcerias B2B de distribuição. Esteja onde você é mais desejado!

3. Canal próprio de delivery e atendimento para a redução de taxas

Imagine digitalizar seu negócio de uma maneira simples e eficiente, principalmente se seu principal negócio é o delivery de alimentos e bebidas, reduzindo consideravelmente as taxas hoje praticadas pelos aplicativos mais populares? A Delivery2me (delivery2me.com.br) oferece um sistema criado com a marca do cliente, incluindo site, aplicativo e acesso via celular, sem os altos custos de taxas do mercado, podendo oferecer programas únicos de fidelidade e obter dados importantes sobre seus clientes. Você não precisa abandonar o que tem feito até hoje, mas pode mês a mês aumentar seus ganhos colocando seu próprio aplicativo para melhor atender seus clientes.

4. Se vender é um desafio, conhecer e reduzir os motivos de não-venda é um dos melhores caminhos para aumentar seu faturamento.

Se todo varejista tem a sua disposição todas as informações sobre as vendas de seu negócio, como os tíquetes médios ou os números de peças por cupons emitidos, imagine poder conhecer com velocidade e assertividade os principais motivos que fazem com que seus clientes recebam atendimento, mas não comprem de você. A Meu Atendimento (www.meuatendimento.com.br) oferece um sistema que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular, sem a necessidade de instalação. Todas as informações colhidas por seus vendedores e colaboradores são imediatamente disponibilizadas para consulta e análise estratégica, sem planilhas, sem prancheta, sem precisar transformar as informações anotadas em dados que possam ser utilizados.

5. Assinatura como um novo canal de venda

Com o expertise adquirido através da PetiteBox, uma referência em clube de assinaturas de produtos infantis, os fundadores decidiram criar a Experience Box (Experiencebox.com.br), oferecendo uma operação completa de criação, cotação, compra, picking e entrega, permitindo que novas marcas possam também usar o modelo de clube de compras ou assinatura em seu negócio, criando clientes constantes da sua marca, e, por consequência, aumentando seu faturamento. O modelo de negócio da Experience Box traz também a novidade de caixas corporativas, voltadas para colaboradores e clientes, aumentando o engajamento e produtividade de equipes, assim como a fidelização de consumidores.

Fonte Mercado & Consumo
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