O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulgou recentemente o Índice Car Group dos modelos de carros testados pela entidade até o mês de julho de 2013. O índice elaborado pelo Cesvi representa a facilidade, a rapidez e o custo do reparo de cada modelo testado após uma batida leve no trânsito do dia a dia. Quanto menor o índice, mais rápido e barato é o conserto.

São comparados veículos de uma mesma categoria em testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direta, de acordo com normas internacionais. Após o impacto, o veículo é levado a uma oficina-modelo, onde são estudados a extensão dos danos, a facilidade do conserto, os custos e o tempo de reparação, além dos custos das peças.

O ranking é atualizado mensalmente e são premiados os modelos que alcançam a melhor média ao final do ano. O Índice Car Group pode variar de 10 a 60. Os modelos da lista a seguir são aqueles que receberam notas inferiores a 35, isto é, os que obtiveram os melhores índices de suas categorias.

Um bom índice Car Group representa não só um carro que vai trazer menos dor de cabeça em caso de reparo como também pode baratear o preço do seguro. Alguns modelos da lista viram uma elevação de seu índice desde outubro de 2012; apenas um teve melhora no indicador.

Toyota Etios Sedan

Observações: Modelo mantém índice mensal 13 desde março, quando começou a ser testado.

Citroën C3

Índice Car Group: 14Posição na categoria: 1º lugarNúmero de modelos testados na categoria: 16Posição geral: 2º lugarObservações: Modelo mantém índice mensal 14 desde novembro do ano passado.

Peugeot 408

Índice Car Group: 21Posição na categoria: 1º lugarNúmero de modelos testados na categoria: 5Posição geral: 7º lugarObservações: Modelo mantém índice mensal 21 desde junho. De fevereiro a maio, seu índice foi 20. Antes era 19.

Volkswagen Saveiro

Índice Car Group: 25Posição na categoria: 1º lugarNúmero de modelos testados na categoria: 2Posição geral: 10º lugar, empatado com Ford Ka e Renault SanderoObservações: Modelo mantém índice mensal 25 desde abril, quando começou a ser testado.