Medidas simples para diminuir perdas

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O aspecto preventivo é muito importante e deve ser uma atividade constante. Isso deve começar no momento da contratação de funcionários, analisando-se sua vida passada. Isso é importante porque, por exemplo, funcionários com alto endividamento historicamente tem mais chances de sucumbir às normas de bom convívio para integrar esquemas de fraude.

Há cargos tidos como “problemáticos” porque normalmente tem maior incidência de agentes fraudadores, como são os casos do pessoal de compras, do setor administrativo/financeiro e de recursos humanos. Para exemplificar, no setor de compras é comum a alteração de preços ou de especificações dos produtos a serem adquiridos. No setor financeiro, é mais comum a adulteração de documentos e a falsificação de assinaturas e de endosso de cheques. No que diz respeito aos recursos humanos, é comum o de registro de “funcionários- fantasmas”, a alteração das planilhas de horas extras e de recolhimento de encargos. Isso sem falar nas fraudes com vale-refeição e reembolso de despesas. A prevenção também depende de uma estrutura de contabilidade transparente, com controles de depósitos bancários e retiradas e conferência da quitação de contas e de tributos. Também é útil para dificultar as fraudes a necessidade de duas pessoas assinando e conferindo efetivamente os pagamentos, não bastando a mera exigência formal de duas assinaturas. E deve-se lembrar que de quem paga não pode ser o responsável pela conferência do pagamento!

No quesito prevenção vale desconfiar de grandes pedidos feitos por clientes não habituais e que estejam localizadas em regiões onde a empresa não atua normalmente. Então é válido investigar os dados cadastrais dos novos clientes e mantê-los atualizados.

Essas são algumas dicas, mas vale muito consultar um especialista.

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