GAJ em busca de bons negócios

0 133

A Expo Paraguai é uma tradicional feira agroindustrial que, a cada ano que passa, vem atraindo mais empresários para suas Rodadas de Negócios, realizadas no final do mês de julho. Neste ano, dos 260 participantes, 26 eram brasileiros (7 do Grupo ABAD Jovem (GAJ)). De acordo com sua área de atuação e interesse, cada um pôde agendar reuniões individuais com fornecedores do Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, somente para citar os países mais representativos.

Desde o café da manhã, o tema que mais animava as conversas era o contraste entre a tributação do país da Ley Maquilla e as trincheiras tributárias do Brasil.

O evento em si não tem pompas, mas equipe dedicada ao desenvolvimento das exportações surpreende por sua assertividade: durante a rodada entregou um cartão de dados a cada participante com toda a legislação tributária do país. Cada delegação tem especialistas designados para ajudar os empresários a dar os passos seguintes. E foi isso que aconteceu com nosso grupo: Thiago Batista (Acácia Consultoria) e Pablo Sória (Johnmar Distribuidora) voltaram este ano ao Paraguai com um foco bastante claro do que há para negociar por lá.

E foi interessante notar que há possibilidade de negócios dentro do próprio Grupo ABAD Jovem: Marcelo (Rio Quality) estava buscando um fornecedor de frutas secas e já iniciou tratativas com Matheus (Uniagro) durante a viagem.
Esta ampliação de horizontes gera um aprendizado que enriquecerá ainda mais as reuniões da nova geração do atacado distribuidor.


Agradecemos à Rediex/Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai que viabilizou a viagem do grupo com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em especial à Mariela Celsa Aquino, advogada especialista em comércio internacional, que acompanhou o GAJ.

Foto: Delegação GAJ completa, da esquerda para a direita: Thiago Batista (Acácia), Matheus Fredrich (Uniagro), Daniel de Jesus (Himalaia), Maria Aquino (ABA Doing Business Paraguai), Joice Sabatke (Catarinense), Pablo Sória (Johnmar), Júlio Cezar (Nossa Distribuidora) e Marcello Marinho (Rio Quality)

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.