Como o varejo pode vender mais no verão?

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Os períodos sazonais podem ser utilizados pelo varejo para trazer inovação ao PDV.

Com a chegado do verão, por exemplo, pode-se redecorar de forma mais atraente o ambiente, garantir a disponibilidade de produtos da época e deixar a loja com a cara da estação, explorando assim todas as oportunidades de maior atração e conversão de cliente e, como consequência maiores vendas e lucratividade!

O que fazer?

Ter os produtos da época, evidenciá-los através de uma boa sinalização e executar uma exposição diferenciada, sem dúvida, gera maior atratividade e inspira o cliente a comprar, mesmo produtos que eventualmente não estão em sua cesta regular.

Mas tudo deve começar com um bom e efetivo planejamento que deve começar já em meados de novembro.

Qual o mix de produtos adequado? Que ações serão executadas na loja? Que promoções são mais adequadas? São questões cruciais que devem ser respondidas com antecedência para garantir a disponibilidade dos produtos, melhores condições comerciais e uma execução eficaz.

Para atrair os clientes para a loja pode se fazer uso das diferentes mídias – tradicionais e digitais – como anúncios em jornais de grande circulação, rádios e televisão aberta, tabloides, Facebook, site, entre outros, tudo vai depender do porte e perfil da empresa, da estratégia e dos recursos disponíveis e, sobretudo, do perfil do cliente. Importante conhecer qual a melhor forma de abordá-lo, que tipo de promoção e comunicação são mais adequadas para otimizar os recursos e direcionar melhor as ações.

Já com o cliente dentro da loja o desafio é chamar a atenção do Shopper e aguçar o seu desejo para inspirá-lo a comprar. Para tanto, garantir a disponibilidade dos produtos da época (política de marcas, introdução e abastecimento), promover de forma diferenciada os produtos típicos da estação unindo exposição diferenciada e correta – orientada a hierarquia de decisão do Shopper (ilhas de exposição extra, pontas de gôndolas), sinalização eficaz, descontos agressivos em algumas categorias, ações de merchandising personalizadas e adequadas ao perfil do cliente, como, por exemplo, degustação, sampling, cross merchandising, são efetivos para obter o resultado desejado.

Muitos produtos, de maior valor agregado, por problemas de furto, ficam confinados, trancados, atenção para não perder a venda por impulso.

Defina e avalie quem são os concorrentes, analisando pontos fortes e fracos, para criar o seu diferencial competitivo e identificar o que os Shoppers irão preferir em sua loja.

Preço, sem dúvida, é um componente relevante da equação comercial, mas não é o único componente. Cada vez mais, novos componentes e atributos passam a ser relevantes da decisão de compra.

Conveniência, agilidade, atendimento, inovação, são alguns atributos que vem se destacando.

Vale destacar que, cada vez mais, o varejo vem saindo de campanhas meramente comerciais e adotando novas abordagens para engajar seus clientes. Palestras sobre prevenção de doenças típicas, cartilhas sobre como otimizar o uso de determinados produtos, cursos culinários voltados à alimentação saudável, exames gratuitos para medir pressão e nível de gordura corporal passam a integrar as ações de varejistas para destacar-se em um ambiente altamente competitivo e cada vez mais sem diferenciação.

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