A arte de enxergar as coisas como elas são

0 385

foto (1)A coragem de mudar o rumo e construir o futuro é o ponto alto das histórias que eu vou contar hoje. Em 1878, Hermann Hering desembarcou no Brasil atrás das oportunidades que não tinha mais na Alemanha. Empreendedor, visionário, decidiu apostar no promissor negócio de…charutos. Não deu certo. Dois anos depois, com o olhar já desanuviado – e a responsabilidade de trazer da Europa a esposa e sete filhos – fincou bem os pés na nova terra, observou as necessidades dos colonos e passou a fabricar…camisetas. Nasceu assim a Cia. Hering.

Quem me contou essa foi próprio bisneto do patriarca Hering. Hoje Hans (na foto à esquerda) tem 74 anos e é presidente do Conselho Familiar dos Hering, que seguem no comando da empresa, em sua quinta geração. Eu tinha acabado de voltar de Minas Gerais e esta história fez eu me lembrar do Junão. O mineiro Juscelino Franklin de Freitas Junior é um dos grandes líderes da nova geração do atacado distribuidor. Há mais de 20 anos, saiu sozinho da pequena Bambui para Belo Horizonte e não teve medo de começar a vida vendendo panos de chão em uma kombi. O tino para os negócios somado ao conhecimento em Direito Tributário, que adquiriu durante a graduação na PUC de Minas, explicam em parte o seu sucesso.

Mas há ainda uma outra habilidade mais sutil, que observo nos meus entrevistados. Há cinco anos, com a J Forte Distribuição operando firme no mercado, Juscelino (na foto à direita ) percebeu que o ambiente de negócios estava mudando. Ele fincou os pés no chão, olhou ao redor e viu que as suas múltiplas competências de distribuidor poderiam gerar negócios tão ou mais promissores que o atual. Nasceu assim a J Forte Logística e Armazenagem. Ela assumiu centro de distribuição dos Supermercados Unissul, que abastece as 28 lojas espalhadas no Sul de Minas. Juscelino conta que a solução ao cliente foi tão acertada que o volume de centralização dobrou nos primeiros 12 meses e que agora já estão ampliando a capacidade de armazenagem e movimentação para dobrar mais uma vez o volume. Confiante nesta nova etapa, vendeu a J Forte Distribuição e já ensaia os próximos passos.

A História mostra que tudo é cíclico nos negócios. As oportunidades reais florescem nos tempos mais desafiadores. Colocam nossa criatividade e senso prático à prova. Mas ao longo dos tempos, a grande arte é a de enxergar as coisas como elas são.

PS: Eu contei um pouco que vi das minhas mais recentes andanças. E você? Tem alguma coisa para me contar? Compartilhe aqui a sua história: joice@selfsy.com.br

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.