Millennials já são maioria da população do país e 70% da força de trabalho

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O Itaú BBA, banco de investimentos do Itaú Unibanco, lançou a primeira edição de uma série de estudos que irá realizar sobre o perfil dos millennials no Brasil. A pesquisa Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil (em uma tradução livre, Desvendando os hábitos da Geração V no Brasil) tem como objetivo analisar como diferentes setores serão atingidos pelas mudanças trazidas por essa geração. Na primeira edição, a meta principal foi preparar as empresas para os hábitos de consumo da Geração Y.

De acordo com os pesquisadores, o estudo supre uma demanda do mercado brasileiro, ainda carentes de pesquisas sobre os millennials no país. Com os dados, vai ficar mais fácil adaptar suas estratégias a esse grupo e também para antecipar oportunidades no futuro.

Para analisar o perfil dos brasileiros, foram levadas em conta algumas características dos milllennials pelo mundo. Em geral, essa geração é considerada mais bem formada e diversa do que as anteriores. Eles costumam ser cheios de energia, adeptos às novidades tecnológicas e socialmente conscientes – características que influenciam a maneira como consomem.

No Brasil, os millennials já compõem a maior parte da população brasileira: são 34% da população total, e representam 50% da força de trabalho. Esse número deve crescer: estimativas dão conta de que, até 2030, a Geração Y deve ocupar 70% dos postos de trabalho.

Divisão entre gerações
  • Baby Boomers (146-1964) 16% (33 milhões)
  • Geração X (1965-1980) 26% (55 milhões)
  • Millennials (1981-1998) 34% (70 milhões)
  • Geração Z (1999-2019) 24% (51 milhões)

A divisão entre gêneros é igualitária: 50% mulheres, 50% homens. A maioria dos millennials são brancos (56%), casados (42%), têm entre 18 e 39 anos de idade (58%) e ensino médio completo (40%). Com relação à atividade profissional, 46% estão empregados e 47% ganham entre entre 1 e 4 salários-mínimos (47%).

Onde estão
  • Sudeste 43%
  • Nordeste 27%
  • Sul 14%
  • Amazônia 9%
  • Centro-Oeste 8%

Em relação aos millennials de outros países, os brasileiros apresentam um comportamento atípico: eles ainda dão valor à propriedade, e não aos bens compatilhados, como acontece em outros países. Por aqui, os consumidores ainda acham extremamente importante ter uma casa (89%) e um carro (51%). Os números globais são 40% e 15%, respectivamente.

O mesmo vale para bens como TV (53% no Brasil e 15% na contagem global) e roupas de grife (40% no Brasil e 30% lá fora). Isso mostra que o consumidor ainda é resistente à economia compartilhada, apesar do sucesso da Uber no país.

Outro ponto em que os brasileiros se destacam é o massivo uso das mídias sociais – 82% no país, contra 38% nos totais globais. O hábito também é forte entre as outras gerações. Outras preferências dos millennials incluem: jogar videogames (58%), baixar música (64%) e assistir TV online (64%).

Uso das mídias sociais
  • Baby Boomers 83%
  • Millennials 82%
  • Geração X 81%
  • Geração Z 71%

Digital, a Geração Y consome mais online do que as outras gerações – para 52% deles, a conveniência de comprar online é importante na decisão de consumo; 71% compraram online no último mês. Também é a geração campeã no uso de delivery: 56% dos millennials pedem comida entre 1 e duas vezes por semana.

Qual foi a última vez que comprou online
  • Geração Z 65%
  • Millennials 71%
  • Geração X 51%
  • Baby Boomers 45%

Como não poderia deixar de ser, os millennials são os primeiros a adotar novas tecnologias: 33% deles testam a tecnologia assim que sai, 31% fazem parte do primeiro grupo a experimentar a novidade, e 20% esperam um ano até embarcar na nova onda.

Adoção de novas tecnologias pelos millenials
  • Sou o primeiro a testar 33%
  • Testo um ano depois de ser lançada 31%
  • Testo quando já virou mainstream 20%
  • Estou no primeiro grupo que testa 4%
  • Estou entre os últimos a testarem 11%

Boa notícia para o setor de alimentação: para o brasileiro comer bem é sinônimo de estar saudável – 64% assinalaram essa resposta, enquanto apenas 23% associaram a boa saúde com os exercícios físicos. Os millennials do Brasil, ao contrário de outros países, ainda dão preferência à carne em suas refeições: 52% afirmaram comer o alimento mais de três vezes por semana.

Fonte Época Negócios
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